1 de agosto de 2012

Casablanca, trench coats e a moda da guerra

   O inverno é a estação em que desfilamos com os mais variados tipos de casaco. Um que não sai de moda é o trench coat, uma mistura de sobretudo com capa de chuva que marcou presença nas telas do cinema.
   Na década de 1940, em meio às incertezas trazidas pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi feito um filme que lidava de forma magistral com esse clima de dúvidas e desespero: “Casablanca”. 
   Como em muitos outros filmes, neste também o figurino nos diz um pouco sobre os personagens: quase todos usam sobretudos. O casal principal, Ilsa (Ingrid Bergman) e Rick (Humphrey Bogart), abusa da peça pesada. Eles são sérios e aparentemente fortes, com a roupa servindo quase como uma armadura. Mas isso é só por fora, porque os sentimentos escondidos de ambos são um dos deleites da película.

Não é um trench coat, mas é um lindo modelito
   O clima do deserto (Casablanca é uma cidade do Marrocos) pede que todos andem agasalhados durante a noite. O calor de dia e o frio à noite não é privilégio do Saara, pois é o que acontece na maioria dos lugares durante o inverno.
   A própria origem do trench coat remonta à guerra, mas à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando ingleses e franceses desenvolveram a peça como alternativa aos pesados uniformes (aliás, trench significa trincheira em inglês). Depois do cessar-fogo, a peça continuou sendo usada por pessoas no mundo todo e em vários filmes ela é utilizada por vilões, denunciando sua natureza maléfica.

Uma jornalista nas trincheiras da Primeira Guerra
   Os trench coats são peça coringa no inverno, porque podem ser colocados em cima de qualquer outra coisa: vestidos, legging, shorts ou jeans skinny. A peça surgiu no guarda-roupa masculino, mas se modificou e migrou também para o das meninas e dos grandes personagens do cinema.


Até a próxima, leitores!

7 comentários:

Camille disse...

amo trench coates! acho essa moda linda demais!
bjs

Spray de beleza disse...

Pra mim toda mulher necessita ter uma Trench coats para o inverno, ela é coringa, fora que é maravilhosa, adoro!


Visite: www.spraydebeleza.blogspot.com.br

Menteflutuante disse...

Para mim é a melhor peça para ser usada no inverno.

Babi Oriani disse...

adorei o blog!

um beijo!
faz uma visita no meu:

babioriani.blogspot.com

elly disse...

Oi Amore,
desejo um ótimo domingo pra vc
e uma semana abençoada!!
Beijão ✿◠‿◠)✿
/(.”)__☆
/||\
_||_
www.coisasdeladdy.com
curta e concorra a prêmios no blog
www.facebook.com/coisasdeladdy

Hannah disse...

Acho bonitos e elegantes!

Karla Hack dos Santos disse...

Trench é indispensável!!!
Sonho de consumo mega-blaster!!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...